Seguem abaixo algumas informações sobre bagagem:
- Para a Europa e os Estados Unidos, o passageiro tem direito a 2 volumes de até 32 quilos cada, em qualquer classe de serviço: primeira, executiva e econômica.
- Nas viagens nacionais o passageiro tem direito a 20 quilos, porém a bagagem de mão não pode ultrapassar os 5 quilos.
- Crianças com menos de 2 anos não têm direito a bagagem.
- Excesso de bagagem (peso além da franquia) tem o seu transporte sujeito ao pagamento de uma taxa de 1% do valor do bilhete não promocional por quilo.
- Animais são sempre pagos como excesso de bagagem, mesmo que não tenha excedido o limite permitido pela companhia aérea.
Extravio
No despacho de bagagens, a empresa aérea entrega ao passageiro o comprovante da bagagem embarcada, indicando os pontos de partida e destino, além do número da etiqueta de bagagem, quantidade e peso.
Em caso de bagagem extraviada ou danificada, reclame imediatamente ao representante da companhia aérea ou autoridade presente no local de retirada da bagagem (companhias aéreas não aceitam reclamações posteriores).
Para facilitar a identificação e localização em caso de extravio, o passageiro deve colocar etiqueta, por fora da bagagem, com nome, endereço completo e telefone.
O passageiro que tiver a bagagem extraviada receberá da companhia aérea, na hora, o equivalente a R$ 305, de acordo com uma norma em elaboração na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Materiais Proibidos
Agentes venenosos, combustível líquido, explosivos, materiais corrosivos, inflamáveis, oxidantes, radioativos e materiais que possam colocar em risco a segurança dos passageiros e da aeronave são considerados perigosos para o transporte aéreo; portanto, são proibidos.
Tratamento de Bagagem
Confira aqui vídeo sobre tratamento de bagagem pela Receita Federal.